Análise de Qualidade da Água


Entenda os parâmetros de análise

CLORO

Sua adição tem como objetivo eliminar microrganismos presentes na água. Á água entregue ao consumidor deve conter, de acordo com a Portaria 518/04 do Ministério da Saúde, uma concentração mínima de 0,2 mg/L (miligramas por litro) de cloro residual.

TURBIDEZ

A turbidez é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto e auxiliar como indicador de qualidade. De acordo com a Portaria 518/04 do Ministério da Saúde, o valor máximo permissível de turbidez na água distribuída é de 5,0 NTU.

COR

A Cor é uma medida que indica a presença na água de substâncias dissolvidas ou finamente divididas. É um parâmetro de aspecto estético de aceitação do produto. De acordo com a Portaria 518/04 do Ministério da Saúde o valor máximo permissível de cor na água distribuída é de 15,0 U.C.

PH

Parâmetro acompanhado para análise dos processos de tratamento e que, em geral, não tem risco sanitário associado diretamente à sua medida. De acordo com a Portaria 518/04 do Ministério da Saúde, a faixa recomendada de pH na água distribuída é de 6,0 a 9,5.

COLIFORMES

Grupo de bactérias que podem ser encontradas no intestino de animais e também no meio ambiente. Trata-se de uma análise utilizada como indicadora de possível contaminação microbiológica.


IMPORTANTE: A classificação da água com alteração do parâmetro bacteriológico depende do conjunto das análises conduzidas em um determinado período e da repetição destas análises. Em caso de dúvida, ligue 4794-0200.

FLÚOR

É adicionado à água durante o tratamento para a proteção dos dentes contra a cárie. O teor de flúor na água é definido de acordo com as condições climáticas (temperatura) de cada região, em função do consumo médio diário de água por pessoa. Para o estado de São Paulo, o teor ideal de flúor é de 0,7 mg/L (miligramas por litro), podendo variar entre 0,6 a 0,8 mg/L. A ausência temporária ou variações de flúor na água de abastecimento não tornam a água imprópria para consumo.

Fale Conosco

Semae

Rua Otto Unger, 450, Centro
Horário: segunda a sexta, das 8 às 17 horas
Telefone: 4798-5014

Atendimento

PAC Prefeitura (Av. Ver. Narciso Yague Guimarães, 277)
PAC Braz Cubas (Rua Capitão Francisco de Almeida, 47)
CIC Jundiapeba (Alameda Santo Ângelo, s/nº)